Dois professores e três alunas, do 11º M da Escola Secundária de Santa Maria do Agrupamento de Escolas Monte da Lua, participaram, entre 6 a 12 de maio de 2018, no terceiro encontro do Projeto Erasmus STEP UP no "Istituto Istruzione Secondaria Superiore S. Trinchese", em Martano, na província de Lecce na Apúlia, no sudeste de Itália.

Os alunos dos diferentes países apresentaram vídeos sobre suas tradições, que tentam manter, apesar do elevado número de turistas nas suas regiões, para preservar a sua identidade cultural, nomeadamente a gastronomia e o folclore. De seguida foi efetuada uma discussão sobre os riscos e as consequências do turismo em massa, tentando-se encontrar soluções conjuntas para resolver os aspetos críticos de cada região.

Visitaram um Bio Resort construído nas instalações de uma antiga quinta que, além de utilizar energias renováveis, cultiva e produz, biologicamente, os seus próprios produtos, nomeadamente a oliveira, a vinha e aloé vera, transformando esta planta em produtos medicinais naturais e em cremes de beleza. Visitaram, ainda, um hotel da região que pratica uma economia sustentável, oferecendo campanhas promocionais na época baixa, a fim de manter uma taxa de ocupação contínua para conseguirem postos de trabalho para os habitantes da região com vista a um turismo e empreendedorismo mais sustentável.

Foi, ainda, efetuada uma visita à cidade histórica de Lecce conhecida pelos seus monumentos barrocos e pelo seu anfiteatro romano do século II, à cidade costeira de Otranto com o seu castelo aragonês e à estância balnear de Torre dell’ Orso na costa adriática.

Uma curiosidade: a região acima referida, no sul da Apúlia, é denominada Salento e apesar de se situar em Itália, é conhecida como a Grécia Salentina, uma vez que foi habitada, durante muitos anos, pelos gregos, é muito semelhante à Grécia e tem um dialeto próprio de origem grega chamado “griko”.